O Projeto Arquitetônico

Quem nunca ficou admirado ao se deparar com uma arquitetura singular? Quem nunca parou para pensar em como foi construído algo que lhe encheu os olhos? A arquitetura é isso: arte e ciência. É o que define épocas e eras, é o que traça as linhas de um sonho.

 

Na segunda-feira, 23 de janeiro, o Nosso Bistrô deu espaço para um encontro com os arquitetos Claudia Ramalho e Marcos Ramalho. O bate papo trouxe algumas perspectivas sobre “projeto de sucesso”, “conceito” e, claro, “curiosidades”.

A primeira etapa de um processo criativo é o conceito e, esse conceito é embasado nas aspirações e desejos do nosso cliente”. Assim disse a arquiteta Claudia, ao contar como foi o processo de criação na elaboração do espaço do Nosso Bistrô.

Claudia – A Laura veio até nós com uma ideia formada na cabeça, a partir de algumas referências que trouxe de sua viagem. Trabalhamos em cima dessas sugestões, a partir da nossa experiência de projeto comercial. Cabe a gente, como arquiteto, que temos a noção espacial, pegarmos essas informações todas, transformá-las no que é possível e exequível, extraindo o melhor possível.

 

Para o arquiteto Marcos, um dos principais assuntos a serem pontuados é trazer o cliente para a sua própria realidade financeira. Segundo ele, o objetivo é tentar elaborar o projeto o mais próximo do desejo dos clientes. Marcos ainda aproveitou para contar uma das ideias que precisou ter para tornar possível o espaço

 

Marcos – Tentamos alcançar o mais próximo do desejo deles. Uma coisa importante daqui, em relação ao projeto, é aquela abertura que temos ali em cima. Tem uma função, não é meramente decorativa e estética. Por exemplo, como é que entraria com os equipamentos lá para cima? Não é possível subir pela escada. Elaboramos uma peça arquitetônica, função estética e funcional. Além disso, crescemos o mezanino.

O espaço Nosso Bistrô com vista para a cozinha no segundo andar

 

Para Claudia, o projeto não pode ser apenas lindo, mas precisa ser funcional e dinâmico. Ela ainda comentou sobre a preocupação em construir um banheiro com acessibilidade no restaurante.

Ressignificar é atribuir um novo conceito para a vida, e, assim como a inspiração e determinação caminham lado a lado, por diversas vezes é preciso um novo olhar para se ter sucesso.

Segundo o arquiteto Marcos, até a entrega final do resultado, é preciso lidar com as dores dos clientes: sejam elas o custo, o preço ou até mesmo a ansiedade. Vencer essas intempéries e conseguir manter uma boa relação já é considerado um sucesso. Para a Claudia, uma das suas realizações pessoais é quando o próprio cliente diz “Amei” ao final do projeto.

A arquiteta ainda deu ênfase na importância de se reaver a relação entre “cliente e arquiteto”. Uma relação, considerada por ela, extremamente revisada, reestruturada e reescrita.

 

Claudia – Eu vendo o subjetivo. Eu vendo uma ideia. O intelecto. O espaço e as soluções. Isso nem sempre é palpável. Temos aquela história: eu posso achar que esse vermelho é um tom e você concluir que é Laranja. Então, essa subjetividade da arquitetura, cria uma relação muito complicada com os clientes.

 

O Nosso Bistrô já é considerado um espaço inovador, segundo Claudia. Para ela, o espaço é o pontapé inicial de uma mudança de característica do seja vivenciar o bairro Icaraí. Por outro lado, Marcos acredita que além do prazer visual atrelado com o prazer gustativo, trouxeram algo fortunoso para a realidade financeira. 

 

Claudia Claro que a arquitetura contribui: é um espaço aconchegante, possui cores que acalmam e acolhem, além de uma iluminação agradável. Mas, a Laura está inovando no seguimento dela. Quando eu penso “Quero comer uma comida gostosa ou saborear um vinho” é para o Nosso Bistrô que vou. Os meus amigos também estão nessa linha. O Nosso Bistrô é um lugar para amigos, com amigos, onde as pessoas trazem esse Q de afetividade. 

 

Marcos – Acho que o que se destaca muito no Nosso Bistrô é a Adega, o expositor de vinho. A Laura nos trouxe uma referência e desenvolvemos em cima disso, com nossa releitura. Trouxemos algo fortunoso para a realidade financeira.

 

Expositor de Vinhos do Nosso Bistrô

 

Foto capa: Os arquitetos Claudia Ramalho e Marcos Ramalho